Home » Meditação Um Minuto de Presença

Meditação Um Minuto de Presença

As orientações e os áudios abaixo são destinados a quem não tem Android e queira praticar a Meditação contida no Aplicativo Um Minuto de Presença.

Com exceção do áudio demonstrativo do Humming, os outros áudios se referem à prática em si e tem cada um exatamente 1 minuto. Portanto, sem o aplicativo, precisam ser tocados no modo “repetir” e você precisará marcar o tempo total desejado de prática com um Timer.

Não entraremos aqui em explicações dos outros recursos do Aplicativo, pois não poderão ser usados sem ele.

 

ORIENTAÇÕES

“Se você for capaz de conseguir um minuto de Presença, prometo fazer de você um Buda.” Osho

Presença: período, mesmo que breve, de perceptividade contínua à Realidade sem pensamentos intercaladas entre as diferentes percepções. Observação: se a perceptividade for contínua ou relativamente contínua, não haverá ou haverá muito poucos pensamentos intercaladas entre as diferentes percepções.

Qualidade de Presença: quando identificamos que a Presença está claramente acontecendo.

Atenção: a Qualidade de Presença é mais importante do que a quantidade de tempo da prática. Assim, sugerimos que comece suas práticas com um tempo que lhe permita manter a Qualidade de Presença, mesmo que esse tempo seja curto, aumentando-o apenas se a Qualidade de Presença permanecer!!!

Chave da Meditação

A chave da Meditação é a relação inversa que existe entre percepção da Realidade e pensamentos poluidores, ou seja, quanto mais nos mantivermos no “Centro Observador da Realidade”, menos pensamentos poluidores teremos!!!

Em outras palavras, o “botão que desliga” os pensamentos poluidores é a percepção da Realidade!!!

Processo cíclico da Meditação

– manter-se presente

– havendo dispersões de pensamentos poluidores, pegá-los em flagrante e

– serenamente voltar a manter-se presente

– e seguir em frente nesse processo cíclico…

Assim, ao percebermos qualquer aspecto da Realidade, seja ele qual for, como sensações corporais, sons, respiração, essa ou aquela emoção, sede, coceira, cheiros, etc, a ideia é perceber sem comentar, sem julgar, sem reclamar, sem desejar, sem analisar, enfim, sem pensar, apenas perceber!

Em outras palavras, a meta é a percepção pura e contínua da Realidade, sem distorções de pensamentos ou julgamentos, pois é desta maneira que emergem nossos melhores potenciais!!!

 

A MEDITAÇÃO

A Meditação Um Minuto de Presença tem dois estágios, sendo o primeiro opcional:

– estágio Humming

– estágio Um Minuto de Presença propriamente dito

Prática diária

As técnicas de Meditação só oferecem seus resultados quando praticadas, e praticadas diariamente!!!

O círculo virtuoso é: quanto mais presentes permanecermos, mais agradável se tornará a Meditação, mais o Estado de Presença nos será familiar e mais conseguiremos vivenciá-lo também no cotidiano, percebendo seus desdobramentos construtivos!!!

 

ESTÁGIO HUMMING

(clique na linha azul para baixar o áudio de fundo, embora este estágio também possa ser praticado sem áudio de fundo, a seu critério)

Humming 1’

Este estágio é opcional, mas devido à abertura respiratória e ao relaxamento que ele provoca é altamente recomendada sua prática antes do estágio Um Minuto de Presença!

Instruções

Sentado com a coluna ereta e cabeça alinhada com ela, podendo encostar as costas se quiser, provoque uma vibração audível, grave e agradável nas cordas vocais através do som “ummmm…”, mantendo os lábios sempre encostados um no outro. Esse som poderá ser emitido em qualquer volume, desde que audível externamente.

Clique abaixo para ouvir o áudio demonstrativo do Humming.

Demonstração do Humming

Para aprofundar o processo, inspire o mais profundamente possível e, durante a expiração, permita que essa vibração audível permaneça até que se esgote completamente todo ar dos pulmões.

Terminado esse ciclo, repita-o em seguida até o término do tempo estabelecido por você para este estágio, começando imediatamente em seguida o estágio Um Minuto de Presença, a ser praticado na mesma postura. 

Proposta essencial do Humming

Como o Humming ativa as sensações corporais que mais estão precisando de nossa atenção para desencadear o seu relaxamento físico e energético, a sugestão é, durante todo este estágio, acompanharmos com nossa perceptividade as sensações corporais que espontaneamente despontam em nossa consciência!!!

 

ESTÁGIO UM MINUTO DE PRESENÇA

Ficarmos presentes por um instante, reconhecendo que estamos presentes naquele instante, é fácil. Manter essa Presença por um breve período de tempo, sem pensamentos intercalados, também é fácil.

Período de Presença Contínua

A grandeza deste estágio é delimitar um breve período de tempo “dentro” do qual nos mobilizamos a nos manter continuamente presentes, chamado Período de Presença Contínua.

Neste estágio há 5 níveis de profundidade, correspondentes à extensão do Período de Presença Contínua.

Níveis

No Nível 1 o Período de Presença Contínua é de 20 segundos, ou seja, nesse Nível procuramos manter nossa perceptividade verdadeiramente contínua à realidade do aqui e agora por um período mínimo de 20 segundos consecutivos dentro de um período maior de um minuto.

O início desses 20 segundos é marcado por uma breve sonoridade repetida duas vezes, seguida de silêncio, e o fim desses 20 segundos é marcado pela mesma sonoridade tocada apenas uma vez. Depois, novamente seguem segundos de silêncio até completar um minuto, e o ciclo se repete de acordo com a quantidade de tempo total escolhida pelo meditador.

No Nível 2, o Período de Presença Contínua é de 30 segundos.

No Nível 3, é de 40 segundos.

No Nível 4, é de 50 segundos.

No Nível 5, é de 60 segundos.

Mudança de Nível

Comece sempre a prática do estágio Um Minuto de Presença no Nível 1, seguindo progressivamente até o Nível 5.

Critério para mudar de um Nível a outro:

Se nas práticas do Nível em que você estiver, durante cada Período de Presença Contínua você conseguir de fato se manter continuamente presente na grande maioria das vezes, sem pensamentos intercalados, então, se quiser, poderá passar para o Nível seguinte.

Mas lembre-se: não queira precipitadamente passar para o Nível seguinte, pois mais importante do que mudar de Nível é transferir mais e mais a Presença atingida nas Meditações para as situações do cotidiano!!!!!

Fusão de Estados

Nesta Meditação, no início das práticas a qualidade de Presença tende a ser bem maior no Período de Presença Contínua em relação ao período posterior a esse, e nesse início, para algumas pessoas, algumas vezes pode acontecer um pouco de tensão durante o Período de Presença Contínua, geralmente seguido de certa serenidade no período posterior. Mas com o desenrolar das práticas, vai havendo uma fusão dos dois estados, principalmente se a pessoa se mobilizar a que essa fusão aconteça:

– no Período de Presença Contínua a qualidade de Presença continua a aumentar, acontecendo paralelamente uma serenidade crescente nesse mesmo período!

– no período posterior ao Período de Presença Contínua a serenidade continua a aumentar, acontecendo paralelamente uma qualidade de Presença crescente nesse mesmo período!

Áudios

Clique nas linhas azuis para baixar os áudios.

Nível 1
Nível 2

Nível 3

Nível 4

Nível 5

Embora esta Meditação seja simples, o seu potencial para o aflorar da Presença é imenso, e esperamos que você tenha vislumbrado esse potencial e que a desfrute e a aproveite ao máximo!!!