Home » Proposta

Proposta

 

A imagem pode conter: atividades ao ar livreOs Retiros de Meditação no Espaço Presença são destinados a quem sabe que é possível vivenciar um estado interno cada vez mais leve e agradável.

A abordagem é exclusiva, fácil, simples e profunda, acessível a meditadores e a não meditadores. Uma oportunidade de aprender a vivenciar a Presença de forma crescente.

(ler relatos de participantes em “Depoimentos”, neste site).

Como muitos já constataram em si mesmos, quando estamos verdadeiramente presentes, o fluir de nossas ações vem a partir de nossa própria perceptividade da realidade do momento, e não mais de nossos condicionamentos mentais, gerando sentimentos, atitudes e comportamentos adequados e alinhados com essa realidade.

Um ponto central nos Retiros de Meditação do Espaço Presença é transmitir uma conceituação clara sobre o que é Presença e, mais importante, levar os participantes a reconhecê-la vivencialmente em si mesmos. Esta é a semente para nossa natural transformação!

Focalizador: Nisargan

 

ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS: 

A imagem pode conter: céu, nuvem, montanha, natureza e atividades ao ar livre– Ambiente altamente favorável no topo de uma montanha da Serra da Mantiqueira, com natureza e vista deslumbrantes (ver Fotos)!

– A metodologia é própria e original sob forte inspiração da abordagem do Mestre Osho. Um exemplo de originalidade são as Meditações Interativas, praticadas em duplas e em grupo, cuja estrutura facilita a identificação e a manutenção da Presença!

– As técnicas de Meditação praticadas são diversas, inclusive as Ativas com leves a moderadas mobilizações corporais e respiratórias, desencadeando alívio de tensões corporais/emocionais e abertura respiratória como alicerce ao mergulho mais profundo em nós mesmos!

– Respeito ao limite de cada um em relação à intensidade das práticas que requerem mobilização corporal, e respeito à liberdade de cada um em relação a praticar ou não determinada técnica de meditação e ao tempo de sua prática!

– Nas meditações ou estágios de meditações em que a postura é sentada, há liberdade de escolha de sentar em cadeiras ou almofadas, podendo apoiar as costas (costas eretas e cabeça alinhada com ela), já que a postura confortável e agradável para cada um ajuda o processo meditativo!

– O cronograma das atividades é flexível, dependendo das necessidades de cada grupo, dando assim abertura a que seja vivenciado o fluir natural que emerge a partir da realidade do momento! Essa flexibilidade está alinhada com o incentivo dado, durante o Retiro, para que vivenciemos o FLUXO, ou seja, estarmos suficientemente presentes a ponto de observarmos nossos movimentos acontecerem harmoniosamente por si mesmos, sem esforço.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreNenhum texto alternativo automático disponível.– Para a prática das meditações, além do amplo salão principal com piso de madeira, há a Gota, uma construção esférica com acústica especial, resultando em um ambiente de sacralidade ainda mais favorável ao aflorar da Presença!

– Incentivo e orientações à Transferibilidade, ou seja, a levarmos mais e mais a Presença atingida nas técnicas de meditação também às atividades do cotidiano!

– Silêncio em alguns intervalos como facilitador da Presença. E os vários intervalos nos quais não é solicitado silêncio são também bastante importantes no processo do fluir consciente de cada um!

– Número reduzido de participantes, hospedados no próprio Espaço! 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, cozinha e área interna– Alimentação vegana e leve: frutas, nutritivas vitaminas com leites vegetais, salgadinhos, saladas e sopa (essas duas últimas feitas pelos próprios participantes). Uma oportunidade para saborear uma alimentação que auxilia o aprofundamento das Meditações propostas!*

– O focalizador participa integralmente das estratégias vivenciadas, contribuindo ativamente com a criação do Campo de Presença!

– Didática original com base conceitual apresentada em sintonia com as estratégias!

– Disponibilização gratuita de áudios para os participantes prosseguirem com a metodologia ao longo de suas vidas, usufruindo assim seus benefícios de uma maneira contínua e crescente!

Aos participantes, sugere-se trazer um pen drive a fim de levarem gratuitamente áudios e eventualmente textos e vídeos.

Os participantes que quiserem poderão fazer parte gratuitamente de um encontro meditativo semanal on line pelo Skype (Meditação Um Minuto de Presença, versão Interativa Grupal).

A imagem pode conter: 1 pessoa

*Alimentação:

“Quanto mais leve o alimento, mais profunda a meditação!” Osho

Para quem tiver uma dieta especial ou simplesmente quiser trazer algum alimento para comer durante o Retiro, poderá trazer. Nesse caso, pedimos que ele seja 100% Vegano, a fim de manter e intensificar o campo de energia aqui criado (sem NENHUM produto de origem animal).