
Nisargan é o criador do Espaço Presença e o instrutor de seus Retiros de Meditação!
Formado em Medicina na Unicamp no ano de 1979, em 1994 avaliou qual seria sua maior contribuição à evolução da consciência humana em coerência com o seu processo interior, o que o levou a abandonar seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação, continuando esse trabalho ininterruptamente até os dias de hoje.
Em 1981 entrou em contato com o campo de energia do Osho, percebendo uma mudança radical em sua maneira de ser e de sentir. Bebeu diretamente da fonte do Mestre em sua própria presença física tanto nos Estados Unidos (Rajneeshpuram) como na Índia (Poona) e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus vídeos e livros, todos publicados.
Esteve na comuna do Osho, em Poona, Índia, nos momentos intensos em que seu Mestre deixou o corpo, acompanhando sua cremação e as celebrações posteriores. É testemunha de que seu campo de energia inspirador está agora mais disponível do que antes, nos corações dos que ouvem o chamado para o despertar da própria consciência.
Tornou-se praticante fiel de técnicas ativas e passivas de meditação, com uma bagagem de vários retiros de 21 dias de silêncio e Meditação, inclusive um de 21 dias com reclusão total e outro de 21 dias em jejum, entre muitos outros retiros por períodos menores.
Em sua jornada, percebeu que não basta ensinar técnicas consagradas de meditação, e em 2000 escreveu o livro “A Arte de Estar no Presente”, esgotado no momento, que acompanha um CD com uma técnica inovadora própria, a Meditação Fluir Consciente, na qual o meditador escolhe, entre vários estágios, quais os que deseja praticar.
Elaborou mais uma abordagem inovadora, Meditações Interativas, praticada em duplas ou com um número maior de pessoas.
"Talvez Nisargan tenha reinventado a roda." Luís Roberto Martins Barnabé,
Mais uma inovação de Nisargan é a proposta de fragmentar o tempo de Meditação em períodos menores, o que tem um grande potencial de facilitar a prática, principalmente para iniciantes. Por exemplo, se o tempo total de uma Meditação de silêncio e imobilidade for de 20 minutos, esse tempo poderá ser dividido com um marcador a cada 1 minuto ou a cada 2 minutos ou outros períodos. Assim, os 20 minutos de Meditação seriam a somatória de Meditações com períodos menores, o que pode facilitar o maior envolvimento com a prática e a mais fácil lembrança, a cada marcação, da proposta essencial da Meditação.
Também elaborou três E-Books, disponíveis gratuitamente. Clique aqui!
Nisargan criou um extenso e completo Curso On-Line de Meditação. Para saber mais, clique na imagem abaixo:
Outra de suas inovações no universo do despertar a Presença é a abordagem de Meditações Intercaladas, em que Meditações se alternam em sequência, uma impulsionando a outra.
Ainda em seu trabalho de apresentar a Meditação de uma maneira moderna, simples e leve, e na mobilização a quebrar a equivocada associação entre Meditação e seriedade, Nisargan criou o personagem Rapumzé, que de uma maneira lúdica transmite conceitos sobre Meditação em uma série de 6 vídeos no YouTube, “Rapumzé sobre Meditação”.
Para assistir a dezenas de vídeos de Nisargan sobre Meditação, clique aqui.

Nisargan classifica como respeitosas as imersões em Meditação que oferece, ao propor uma estrutura básica a ser seguida e, ao mesmo tempo, oferecendo liberdade a que cada participante flua de acordo com o seu próprio ritmo e/ou possibilidade.
O propósito básico de Nisargan é desmistificar a Meditação, tornando-a acessível, prazerosa e de fácil aplicação, permitindo assim que no cotidiano seus praticantes se desloquem dos pensamentos incessantes para a preenchedora PRESENÇA.
Nisargan, vegano desde 2005, apresenta em vídeos algumas de suas ideias sobre o direito dos animais.
Coletânea de comentários sobre Nisargan, extraída de depoimentos gerais de participantes dos seus Retiros de Meditação, no Espaço Presença.
Adriana Katia Costa Oliveira
Gosto muito da maneira que o professor conduz as vivências libertadoras para minha alma.
Henriqueta Torres Grubba
O Nisargan ensina de uma forma sincera e didática o que ele sabe que vai ajudar o grupo. Sua escuta para todos os integrantes é muito atenciosa e cuidadosa. Eu agradeço ao universo de ter te encontrado. Obrigada por passar tanta sabedoria de forma tão natural e humilde. Leia mais “Henriqueta Torres Grubba”
Cássia Kinoshita
Gostei e me surpreendi muito com a abordagem do Nisargan, muito realista e gentil como nossas limitações. Também achei importante todo seu conhecimento adquirido por meio de sua vasta experiência, o que de alguma forma afasta o misticismo com que a meditação é tratada. Leia mais “Cássia Kinoshita”
João Augusto Ribeiro Mendes
Fico agradecido ao Nisargan pelo cuidado e atenção com que nos recebeu.
Daniel Roberto dos Santos
A humanidade do Nisargan me fez sentir muito à vontade.
Andréa Malta
O mergulho na Presença vai se dando aos poucos, através da condução delicada do Nisargan. Leia mais “Andréa Malta”
Magali Botasso Bergamo
Sua presença é muito acolhedora, leve e ao mesmo tempo potente. Gostei muito da flexibilidade que coloca as dinâmicas, o não julgamento e respeito sincero ao processo de cada indivíduo. Leia mais “Magali Botasso Bergamo”
Vitória Furiozo Arantes
O Nisargan trabalhou com o grupo de forma didática, explicando claramente cada técnica e nos dando um leque de opções para levar para casa. Agradeço toda a dedicação tanto do Nisargan quando da Vivi, por estarem sempre prontos pra ajudar. Leia mais “Vitória Furiozo Arantes”
Ana Alves
Nisargan oferece a orientação de forma simples e sincera, respeitosa, acolhedora. Promove a possibilidade de escolhas, de forma que cada um busque seu caminho e encontre aquilo que o conduz às suas metas. Compartilhando sua experiência e conhecimento, é um ‘mestre’ que foca no ‘aluno’ e em suas possibilidades, e nos brinda com o entendimento de que somos capazes de prosseguir na prática, de forma prazerosa, e que passo a passo encontramos nossa própria forma de trazer a Presença às nossas vidas. Leia mais “Ana Alves”