MEDITAÇÃO ON LINE

Criando um Campo de Presença

com Nisargan

Com a pandemia, ficou mais clara para muitos a imensa importância de mantermos uma “higiene mental” eficiente, a fim de permanecermos bem e aproveitarmos da melhor forma possível as diferentes situações da vida.

A Meditação, entendida corretamente e praticada regularmente, se revela como muito importante para a realização desse propósito!

Disponibilizamos aqui, gratuitamente para quem já participou de Retiros de Meditação no Espaço Presença, e com uma contribuição única de 67 reais (apenas uma vez) para quem ainda não participou desses Retiros, uma Aula de Meditação didática e esclarecedora mais Meditações On Line semanais por tempo indeterminado*, a fim de meditarmos juntos e tirarmos dúvidas que surgirem ao longo das práticas, encontros esses descritos nesta página.

*A intenção é que essas Meditações semanais continuem indefinidamente, mas no caso de serem interrompidas o inscrito tem direito a participar no mínimo de 10 encontros.

A plataforma normalmente utilizada é a Zoom, e para quem for participar por celular, é importante ter baixado antes o aplicativo Zoom Cloud Meetings. 

As Meditações On Line semanais ocorrem aos domingos às 19hs. Para quem vai participar pela primeira vez e ainda não esteve em nenhum Retiro no Espaço Presença, há necessidade de antes ter uma Aula de Meditação às 17hs do domingo da sua primeira participação. Se quiser estar na mesma Aula dada em outro dia daquele que você esteve inicialmente, poderá participar de quantas quiser sem custo adicional.

O link para a Aula será postado 5 minutos antes no WhatsApp da/o participante. E o link da Meditação On Line será postado 5 minutos antes das 19hs, no grupo do WhatsApp mencionado nesta página. Assim, fiquem atentos ao WhatsApp nesses horários!

Em breve “Meditações do Osho: Presença e Libertação de Amarras Internas – Curso On Line”

Dúvidas, inscrição gratuita para quem já participou de Retiros no Espaço Presença e inscrição por depósito bancário (Nubank ou Itaú) diretamente com o Espaço Presença, entre em contato pelo WhatsApp visível no canto inferior direito desta página. 

Inscrição pelo PagSeguro, clique no botão abaixo:

A cada domingo,
novos participantes poderão entrar!!!

Aos interessados, por favor, leiam com atenção as explicações desta página.

Assim, fica mais fácil a assimilação quando as explicações forem dadas no primeiro encontro on line!

Estas Meditações On Line não são apenas um encontro para nos banharmos com a energia do Campo, mas para,
com a nossa Presença, também banharmos o próprio Campo e seus integrantes!

MEDITAÇÃO CAMPO DE PRESENÇA

Introdução

Esta Meditação On Line não é Guiada, não é Interativa (a que falamos “Sim” ou Não” ou algo assim depois de algum estímulo sonoro), não tem nada a ver com visualizações ou imaginações e não visa usar poderes mentais para mudar a realidade.

A proposta desta Meditação é despertar a consciência para o que está acontecendo interna e externamente no momento presente sem os julgamentos ou as distorções de nossos pensamentos! Em outras palavras, a proposta é ter uma perceptividade pura da realidade presente, interna e externa!!!

A ideia é praticarmos coletivamente uma Meditação poderosa e que seja fácil e agradável de praticarmos diariamente essa mesma Meditação em nossas vidas! É claro que, individualmente, podemos aumentar o tempo desta Meditação, se quisermos e se esse aumento de tempo não prejudicar a sua qualidade.

Campo de Presença, a Importância de Meditarmos Juntos: há experiências que comprovam que Meditações coletivas, nas quais os meditadores estão de certa forma conectados, têm maior poder de transformar o Campo Vibracional à volta do que Meditações praticadas sem essa conectividade.

Repetidas experiências demostraram que diminuem as taxas de criminalidade violenta em uma cidade quando o número de meditadores meditando juntos naquela cidade é igual ou superior à raiz quadrada de 1% da população.

É claro que o número de meditadores não deve ser o único fator que provoca essa mudança palpável. Qualidade, inteireza, leveza ao praticar devem ser fatores que também influenciam…

Bem, a proposta é que meditemos juntos e, por tabela, sem a nossa ação direta, criemos um Campo de Presença que nos instigue ainda mais a aflorarmos a nossa Presença e que também, de alguma forma, faça o mesmo a pessoas na mesma frequência que nem estejam diretamente ligadas ao nosso grupo!

RESSONÂNCIA: quando diferentes sistemas compartilham as mesmas frequências ressonantes, a energia é prontamente transferida de um sistema a outro e amplificada em todo o ambiente!

APLICATIVO “INSIGHT TIMER”

Para praticar esta Meditação individualmente, baixe em seu celular o aplicativo Insight Timer. Na Meditação On Line não é necessário usá-lo, pois os participantes poderão ouvir os sons do aplicativo do Nisargan!

Este aplicativo para celular serve de base para nossa Meditação, ao dividir o tempo da maneira recomendada. Para essa função, ele é gratuito.

As explicações abaixo correspondem à versão atual desse aplicativo no momento em que este texto foi escrito:

Ao entrar na página inicial deste aplicativo para celular, clique em “Timer”. Caso nesta página inicial não tenha o “Timer”, clique no ícone do Globo da Terra, e na próxima página aparecerá o “Timer”, e aí clique nele.

Em “Duração”, marque 21 minutos.

Em “Aquecer”, deixe em 0s (zero segundos).

Em “Activity Type”, marque Meditação.

Em “Starting Bell”, escolha o sino que você deseja que marque o início da Meditação, ou deixe em “Nenhum”.

Em “Ambient Sound”, coloque Nenhum.

Em “Sinos de Intervalo”, ao clicar em Adicionar Sino, escolha o sino de sua preferência e marque para tocar apenas 1 vez.

Em “Do início”, coloque em 7 minutos.

Clique em “Repetir”, e coloque para repetir a cada 2 minutos.

Em “número de sinos de repetição”, coloque qualquer número elevado ou deixe no “infinito”. Quando der o sinal de que acabou a Meditação, se foram colocados mais números de repetição do que o número de sinos durante a Meditação, vai continuar a tocar o sino a cada 2 minutos, mesmo depois de ter dado o sinal do seu término. Nesse caso, é só clicar em “Concluído” ou “Fechar”.

Salvar. Abre outra página, Salvar novamente.

Em “Sino Final”, escolha o sino de sua preferência e marque para tocar 1, 2 ou 3 vezes no final.

Aperte o botão “Play” para iniciar a Meditação.

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A Essência da Meditação

Meditação é estar no “Modo Percebendo de Ser”!*

*Com leveza, sem se cobrar ou se exigir demais, como se fosse um jogo ou uma brincadeira, “o jogo da vida”.

Vivemos em dois “Modos de Ser” inversamente proporcionais: Modo Pensando e Modo Percebendo.

Na maior parte do tempo estamos no Modo Pensando, tanto que temos em média 50.000 a 60.000 pensamentos desnecessários e perturbadores por dia, o que representa mais de 90% do nosso tempo passados em ruminações mentais.

Isso é desgastante e uma fonte geradora de desnecessários conflitos e embates com a realidade, pois ao estarmos excessivamente no Modo Pensando não nos damos conta do que de fato está acontecendo dentro e fora de nós, já que ofuscamos ou projetamos nossos pensamentos sobre a realidade sem realmente a perceber.

A Meditação visa a reverter esse processo, ao treinar nossa consciência a estar mais e mais no Modo Percebendo, o que significa: enquanto estamos nesse Modo, estamos com uma percepção ampliada da realidade interna e externa tal qual ela é e seja ela qual for, sem as habituais distorções causadas pelos excessivos pensamentos. E o resultado disso é adequação, segurança, tranquilidade e sabedoria crescentes!

Como mencionado, há uma relação inversa entre o Modo Pensando e o Modo Percebendo de Ser. A Meditação visa a aumentar o Modo Percebendo até chegar à proporção ideal entre eles, e cada um terá que descobrir qual é a sua proporção ideal dependendo da situação em que a pessoa está. Mas o fato é, em geral ainda estamos muito longe dessa proporção ideal, pois o que ocorre normalmente é que estamos em mais de 90% do tempo no Modo Pensando e menos de 10% no Modo Percebendo, e a proporção ideal está próxima do oposto disso, ou seja, está próxima do 90% no Modo Percebendo e 10% no Modo Pensando.

Poderíamos concluir com essa observação acima que o caminho é longo, mas, na verdade, esse caminho não depende tanto do tempo de práticas meditativas, mas da INTEIREZA na mobilização para estarmos no Modo Percebendo durante as práticas de Meditação e da INTEIREZA na mobilização para estarmos no Modo Percebendo também nas diferentes situações do dia a dia!!!

Se você entendeu essas explicações, mobilize-se AGORA, e não daqui a pouco, a estar no Modo Percebendo de Ser! Isso significa, mobilizar-se neste instante a perceber QUALQUER coisa que esteja acontecendo no momento presente e permanecendo o mais que você possa nesse Modo Percebendo, reduzindo assim, proporcionalmente, o Modo Pensando!

E, respeitando os seus limites, mobilize-se a fazer o mesmo durante a prática de todos os estágios da Meditação aqui proposta e em toda e qualquer Meditação que pratique. E, aos poucos, mobilize-se igualmente a fazer o mesmo nas diferentes situações de sua vida!!!

Tempo e Estágios

A Meditação Campo de Presença tem a duração de 21 minutos, sendo o primeiro estágio de 7 minutos e o segundo de 14 minutos, esse último com 7 ciclos de 2 minutos cada um.

PRIMEIRO ESTÁGIO: HUMMING (7 minutos)

Mais abaixo, a explicação do Humming!

O Humming é muitíssimo importante, pois além de sua vibração ajudar a consciência a “surfar” no momento presente, é um amplificador respiratório, o que também aguça fisiologicamente a perceptividade. Com isso, ao praticarmos o Humming, é fácil nos mantermos perceptivos a qualquer coisa que esteja acontecendo no momento presente, desde que haja a intenção de que isso aconteça!!!

Toda estratégia de amplificação respiratória tem o poder de aguçar fisiologicamente a perceptividade. Poderíamos colocar como primeiro estágio uma estratégia de amplificação respiratória mais potente do que o Humming, porém dificilmente haveria uma que não tivesse algo de desagradável em si. Queremos uma estratégia que seja sustentável, por isso precisa ter o elemento agradabilidade, e o Humming é agradável para a grande maioria das pessoas!

Mas, de fato, o Humming, embora seja um amplificador respiratório, não é, normalmente, um dos mais potentes nesse sentido. Para compensar isso, a sugestão é que a inspiração no Humming seja bem profunda, mesmo que não seja tão agradável respirar profundamente assim. E, também, que façamos o som/vibração do Humming até realmente acabar o ar.

Dessa maneira, intensificamos o poder amplificador da respiração que o Humming proporciona, preparando com chave de ouro o estágio seguinte.

SEGUNDO ESTÁGIO: HUMMING E SILÊNCIO (14 minutos)

Este estágio é dividido em 7 ciclos de 2 minutos cada um, com um sonzinho marcando o início de cada ciclo, seguido de silêncio até o próximo sonzinho.

Então, vão tocar 7 vezes o “Sinos de intervalo” ao longo deste estágio. A cada vez que tocar o sino, faça um ciclo de Humming, mas apenas um ciclo desta vez (uma só inspiração profunda seguida de uma só expiração profunda acompanhada da vibração sonora das cordas vocais). Depois deste um ciclo feito, permaneça em silêncio até o próximo sonzinho, quando novamente faça apenas um ciclo de Humming, permanecendo novamente em silêncio até o próximo sonzinho, e assim por diante.

Observação: no primeiro sonzinho deste estágio, não há necessidade de fazer o Humming, já que estaremos em uma sequência de ciclos de Humming por 7 minutos, mas nos sonzinhos seguintes faça um ciclo de Humming conforme explicado acima.

Siga em frente até o término da Meditação, sempre com a proposta de, na medida do possível, manter-se no Modo Percebendo!

HUMMING

Sentado confortável e relaxadamente de olhos fechados, com a coluna ereta e a cabeça alinhada com ela, podendo apoiar as costas, se quiser, provoque uma vibração audível, grave e agradável nas cordas vocais através do som “ummm”, mantendo os lábios encostados um no outro o tempo todo.

A tendência é sentir o corpo todo vibrar suave e relaxadamente, começando pela garganta. Não se trata de um mantra, pois não se articula nenhuma palavra; é mesmo uma vibração audível.

Para que essa vibração ocorra mais profunda e facilmente, é melhor inspirar o mais fundo possível, e durante toda a expiração permitir que essa vibração audível aconteça. 

Nos primeiros momentos deve-se provocar essa vibração audível, mas depois de iniciada deve-se permitir que todo o processo continue por si mesmo, e você passa a ser o observador dele.

Permaneça perceptivo ao que está acontecendo momento a momento, ao fluir sua perceptividade para qualquer elemento do aqui e agora interno ou externo que espontaneamente lhe chamar a atenção!

Para interromper os pensamentos que fatalmente irão acontecer em sua mente durante o processo, ao pegar em flagrante esses pensamentos simplesmente volte sua perceptividade a qualquer coisa que estiver acontecendo no momento, sem se importar com esses pensamentos e procurando manter-se continuamente perceptivo pelo maior tempo que lhe for possível.

E, se você estiver praticando o Humming em grupo, não queira seguir o ritmo de ninguém. Siga o seu próprio ritmo! E se acontecer de o corpo “acompanhar” a vibração com movimentos, permita que ele o faça suave e lentamente.

Efeitos do Humming

– Por ser um processo que exige uma expiração prolongada, há uma ativação do sistema nervoso parassimpático (todo processo que prolonga a expiração faz isso), e devido a esta ativação relaxamos o corpo e serenamos a mente (diferentemente da ativação do sistema nervoso simpático).

– Devido à inspiração ser profunda e a expiração prolongada no Humming, há um alongamento da respiração. Após o Humming, se observarmos, verificaremos que nossa respiração natural está mais ampla e profunda do que antes, o que é imensamente benéfico para nossa vida em geral, pois normalmente nossa respiração é bastante curta e superficial.

– Há estudos que demonstram que a vibração sonora do Humming ativa centros de nosso cérebro que desencadeiam transformações semelhantes à repetição do mantra AUM, às vezes descritos como “limpeza” das células cerebrais. Na verdade, o Humming é o final desse mantra após fecharmos a boca, e igualmente é uma técnica de origem tibetana, e os tibetanos desenvolveram uma ciência que estuda os efeitos das vibrações sonoras em nossa fisiologia e psique.

– Devido à vibração uníssona que o Humming provoca em todo o corpo, ele tem o poder de harmonizar as suas células, justamente por elas estarem sob a influência de uma mesma vibração.

– E, enquanto praticamos o Humming, é fácil treinarmos nossa consciência a permanecer desperta, e esse treino é o benefício maior que a estratégia oferece!!!

Assim, o Humming fisiologicamente desencadeia relaxamento e também facilita o despertar da Presença, sendo uma estratégia “coringa” para a usarmos antes ou durante situações estressantes!!!

PROPOSTAS GERAIS DAS MEDITAÇÕES ON LINE SEMANAIS

GRUPO DO WHATSAPP: os meditadores on line precisam estar em um grupo do WhatsApp chamado Campo de Presença, para trocas de informações, como, por exemplo, para receberem o link dos encontros on line.

GRUPO EXCLUSIVO PARA…: para manter o foco, este grupo do WhatsApp é para trocarmos mensagens exclusivamente sobre assuntos relacionados à nossa meditação on line! Portanto, não é um grupo para simplesmente dar “Bom dia”, por exemplo, ou enviar mensagens interessantes, mas que não dizem respeito ao propósito do grupo!

Também, mensagens pessoais entre os membros do grupo, incluindo a mim, Nisargan, devem ocorrer através dos Whatsapps pessoais dos envolvidos ou através de outros meios, mas não neste grupo.

COMENTÁRIOS E DÚVIDAS POSTERIORES À MEDITAÇÃO: após a Meditação nos despedimos sem comentarmos sobre a prática. Mas tod@s sintam-se estimulad@s a fazerem comentários e colocarem suas dúvidas no grupo do WhatsApp logo após as Meditações ou durante a semana! Comentários e dúvidas também podem ser colocados verbalmente antes do início da Meditação on line seguinte.

ANTES DA MEDITAÇÃO: no contexto on line, com várias pessoas conectadas, não funciona apresentações ou cumprimentos individuais. Espero que compreendam isso e que se sintam preenchidos internamente, independentemente da eventual pouca troca afetiva manifesta, ok?

E, antes do início da Meditação, como mencionado no item anterior, comentários e dúvidas podem ser colocados.

EVITAR FALTAR: nossa Meditação On Line não é apenas um encontro de pessoas para meditarem juntas. Trata-se da criação de um Campo de Presença, e tod@s nós temos responsabilidade nesta criação!

E bom que saibamos: toda vez que faltamos, essa falta é sentida pelo Campo. Por isso, na medida do possível, enquanto estivermos no grupo convém evitarmos faltar a nossas Meditações on line. 

SAIR DO GRUPO: qualquer um que queira pode sair do grupo do Whatsapp e dos encontros de Meditações on line a qualquer momento, é só avisar. Mas AVISEM, por favor, seja em mensagem no próprio grupo ou em mensagem para o WhatsApp pessoal do Nisargan!

E serão desligados do grupo quem tiver 3 faltas seguidas, a não ser que tenham um motivo de força maior.

MEDITAÇÕES INDIVIDUAIS: sendo a ideia principal criarmos um Campo de Presença em nossos encontros on line de Meditação, não basta não faltarmos a esses encontros, mas principalmente termos certo nível de profundidade em nossa Meditação coletiva! Para que isso aconteça mais facilmente, é fundamental que tenhamos regularidade em nossas práticas individuais, usando ou não a mesma estratégia dos encontros on line.

RETIROS DE MEDITAÇÃO PRESENCIAIS: tão logo seja possível a volta segura desses Retiros, vai aqui o convite a participarem desta experiência única com técnicas múltiplas na magia do Espaço Presença, local paradisíaco no alto de uma montanha da Serra da Mantiqueira! Mais informações, clique em “Retiros” ou “Próximo” ou “Agenda” no Menu acima.

CÂMERA ATIVADA/DESATIVADA: nas conversas iniciais antes da Meditação propriamente dita, a sugestão é que a câmera permaneça ativada, para haver um encontro mais “pessoal” entre os participantes, porém tudo bem se alguém quiser mantê-la desativada!

Já durante a Meditação propriamente dita, não há essa sugestão de mantê-la ativada, pois pode acontecer de o meditador sentir-se constrangido no caso de usar estratégias de lentos movimentos do corpo, braços ou mãos ou tocando-se, por exemplo, o que, aliás, são excelentes estratégias para manter a consciência desperta! Assim, fica totalmente a critério do meditador mantê-la ou não ativada nessa fase do encontro.

Porém, se a conexão pela internet ficar instável devido às câmeras ativadas, teremos que pedir que tod@s as desativem.

Para desativar a câmera, é só clicar no ícone com o desenho de vídeo, que fica na parte de baixo da tela da plataforma de videoconferência, deixando esse ícone com um tracinho oblíquo cortando o desenho.

ÁUDIO ATIVADO/DESATIVADO: é importante ter consciência de que qualquer barulho que fazemos e que às vezes nem notamos, principalmente quando não estamos falando, em geral é ouvido de forma desagradável por quem está “do outro lado da linha”. Por isso, pedimos que tod@s, enquanto não estiverem falando, desliguem o microfone! E lembrem-se de ligá-lo novamente quando eventualmente forem falar alguma coisa, desligando-o em seguida após terminar a sua fala.

Esse pedido pode parecer irrelevante, mas na prática ele é megaimportante, senão fica uma balbúrdia, ok?

Para desativar e ativar o microfone, é só clicar no ícone com o desenho de microfone, na parte de baixo da tela da plataforma de videoconferência, deixando esse ícone com ou sem um tracinho oblíquo cortando o desenho.

PONTUALIDADE: para o bom fluir do encontro e para não perdermos informações, é muito importante  entrarmos no grupo on line um pouco antes do horário marcado!

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