MEDITAÇÃO É ADENTRAR-SE NO
"MODO PERCEBENDO”
Vivemos em dois “Modos de Ser” inversamente proporcionais:
- MODO RUMINANDO (pensamentos involuntários incessantes)
- MODO PERCEBENDO (consciência silenciosa do que está acontecendo dentro e fora de nós momento a momento)
Na maior parte do tempo estamos no Modo Ruminando, tanto que temos em média 50.000 a 60.000 pensamentos desnecessários e perturbadores por dia, o que representa mais de 90% do nosso tempo perdidos em ruminações mentais.
Ruminar pensamentos é desgastante e uma fonte geradora de desnecessários conflitos e embates com a realidade, pois ao estarmos excessivamente nesse Modo, pela relação inversa que existe com o Modo Percebendo, não nos damos conta e ainda por cima deturpamos o que de fato está acontecendo dentro e fora de nós.
Assim, ao estarmos no Modo Ruminando, desalinhamos nossas ações e nossas reações emocionais à situação real vivida. E ao estarmos no Modo Percebendo, abrimo-nos à Sabedoria, que é a resposta adequada à realidade do momento!
Em outras palavras, Meditação, ou adentrar-se no Modo Percebendo, é o Portal da Sabedoria, uma vez que, quando a vivenciamos, nossas respostas à realidade interna e externa do momento vêm a partir da própria perceptividade a essa realidade, e não mais de nossos condicionamentos e projeções, gerando sentimentos, atitudes e comportamentos adequados e alinhados com o que de fato se apresenta!!!